domingo, 27 de abril de 2014

Promessas 2014

Promessas 2014 – Agrupamento 681 – S.  Vicente - Sangalhos

Nos passados dias 25 e 26 de abril de 2014 realizou-se a Vigília de Oração, a Celebração de Promessas e, a celebração do 32º Aniversário do Agrupamento 681 – S. Vicente – Sangalhos.
Vigília de Oração foi um momento para parar e reflectir no compromisso do dia seguinte, foi um momento de oração e de encontro com Deus e com os irmãos, tanto com os elementos do agrupamento como com as famílias e a comunidade paroquial que também puderam estar presentes.
mística envolvente para a sua Vigília foi norteada pelos “4 elementos – Ar/Fogo/Água/Terra”. O agrupamento aos pés do Senhor, pediu-Lhe a força para serem fiéis à sua Promessa de Escuteiros, e acompanhar fraternalmente em oração, aqueles que se prepararam para assumir esse mesmo compromisso. Recordaram e aprenderam que a Promessa vem dar nova força á vida divina que o Baptismo neles inaugurou, por isso, deveriam estar vigilantes para que, na pista do ideal escutista em que a vida se torna para quem se decide a olhá-la à maneira de Baden-Powell, Deus lhes mostre o caminho a seguir, um caminho de esperança para chegarem até Ele, amando e servindo, fiéis à sua Promessa.
A Celebração de Promessas teve lugar na tarde do dia seguinte, assim como a comemoração do 32º aniversário do Agrupamento, com toda a família escutista e seus familiares num lanche partilhado.

No final do dia o Agrupamento teve o seu momento de Ação de Graças ao Senhor por este dia, participando ativamente na animação da Eucaristia vespertina.






quarta-feira, 23 de abril de 2014

23.4.2014 - Dia de S Jorge

São Jorge - Patrono Mundial do Escutismo
S. Jorge (séc. III-IV) é um dos mais conhecidos santos da Igreja, e a sua reputação continua viva, em especial no Oriente, mas também um pouco por todo o mundo. Não há quaisquer pormenores históricos exactos sobre a vida deste santo da Igreja, sabendo-se, contudo, que o seu culto se espalhou rapidamente a partir da Palestina.
As lendas em torno desta figura insígne descrevem-no, geralmente, como cavaleiro da Capadócia (actual Turquia)... que resgatou uma donzela de um dragão, gesto esse que levou ao baptismo de milhares de pessoas. É de referir que o pormenor lendário sobre a existência de um “dragão” foi um acrescento medieval à lenda já existente sobre S. Jorge. Mais tarde, vítima da perseguição do Imperador Diocleciano (244-311 d.C.), terá sido torturado e decapitado devido à fé que sempre e destemidamente defendeu. O seu martírio é celebrado liturgicamente pela Igreja no dia 23 de Abril.

São Jorge e o Escutismo
Persistem algumas dúvidas relativamente à origem da devoção a S. Jorge em Inglaterra, mas há dados que apontam no sentido de ter sido considerado protector da Ordem da Jarreteira, já no reinado de Eduardo III, no século XIV.
Tendo o escutismo nascido em Inglaterra, Baden-Powell confiou, ao mesmo santo protector, o movimento escutista mundial. Por isso, S. Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus. Actualmente S. Jorge é o patrono de Inglaterra, dos soldados e dos escuteiros, e há mesmo numerosas igrejas em todo o mundo a ele dedicadas.

"Viva o S. Jorge o Padroeiro e viva o Santo que também foi Escuteiro!"
 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Promessas 2014

Nos próximos dias 25 e 26 de abril, vive-se um momento alto na vida do agrupamento 681 de sangalhos, com a realização das promessas.
Assim, na sexta feira dia 25 de abril o agrupamento reúne para a sua vigilia de oração e no sabado 26 de abril pelas 15.30h no CAE far-se-á a investidura dos novos escuteiros do agrupamento.